Energia maremotriz: Portugal

Os portugueses estão felizes porque desde hoje seu país é exemplar na produção de energia maremotriz: Um inovador parque de energia de ondas do Atlântico foi inaugurado frente à costa norte de Póvoa de Varzim. O projecto “Enersis” foi realizado em parceria com a empresa escocesa Ocean PowerEnergy (OPD) e teve um custo de investimento de pouco mais de 8,5 milhões de euros (quase R$23 milhões).

Na primeira fase, as instalações vão produzir energia eléctrica suficiente para uma população de 6 mil habitantes, mediante três máquinas de aproveitamento energético, com uma capacidade de 750 quilowatts cada uma. Isto vai permitir uma produção média de sete gigawatts por hora em um ano.

A instalação cilíndrica de50 metrosde comprimento e um perímetro de3,5 metros(dos quais somente um metro está sobre o nível do mar) permite a chegada de energia. Esta se produz pelas ondas da maré alta, pois são mais estáveis das que estão na costa e depois, transporta o cabo submarino até a estação mais próxima da conexão com a Rede Eléctrica Nacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: